5 dicas de ouro para o gestor de transporte

publicado em 10 de agosto de 2022
5 dicas de ouro para o gestor de transporte

Cansado de ler artigos que falam o óbvio? Então chega mais no blog TIP e confira essas 5 dicas que fazem toda a diferença no planejamento da sua empresa de transportes.

O que levar em consideração ao planejar a gestão de transportes e logística

Não iremos falar da importância de planejar porque isso é simplesmente o básico que qualquer empresa de transporte deve fazer. No entanto, separamos alguns pontos crucias que devem ser levantados e acompanhados no planejamento:

-> O faturamento médio por cliente
-> Ticket médio dos fretes
-> O investimento com o combustível
-> Média de consumo dos veículos da frota

Mensure as metas dos seus planejamentos

Planejar metas e definir prazos de ação é o primeiro passo, mas ela não para por aqui. É necessário, acima de tudo, mensurar esses resultados.

Um método eficaz e que tem sido muito utilizado são os KPIs, da qual é definido algumas palavras-chaves de indicação de resultados, que mensura o nível de desempenho da equipe ou de um determinado processo. Essa mensura é sempre um dado quantitativo, e não qualitativo.

Mensurando os resultados, você tem mais precisão para entender quais etapas do processo possuem falhas da qual requerem melhor planejamento e quais estão gerando resultados positivos, assim reforçando e aprimorando essa ação.

Planejamento e automatização da frota

Muitos empresários se assustam ao iniciar o planejamento do seu negócio, pois acreditam que a parte mais difícil é sentar e pensar nas etapas do processo de sua logística. No entanto, há um desafio que logo surge após estipular as etapas: Como e quais ferramentas usar para colocar em ação os objetivos traçados.

Nesse ponto, a tecnologia chega como um auxiliar que facilita e barateia muitas etapas do processo. Com um conta digital, pensada especialmente para o setor de transportes (como é o caso da Tip), é possível programar os pagamentos dos profissionais da frota, digitalizar e organizar documentos assim como emitir os documentos de frete.

Escolha do profissional e do veículo para sua gestão de transportes

Você já se perguntou qual é a melhor forma de operação da sua frota? É bom sempre levar em consideração:

Motoristas terceirizados: se você trabalha com volumes menores de diferentes clientes, que não possuem um cronograma mensal, trabalhar com motoristas autônomos pode ser a solução certa, já que evita o gasto de dinheiro com uma frota ociosa por não ter entregas a realizar em determinados dias.

Motoristas contratados: já com volumes grandes com empresas que possuem um cronograma estipulado todo mês para entrega, é bom trabalhar com profissionais que estão prontos para realizar os fretes no momento da necessidade da empresa, para evitar atrasos e maiores dores de cabeça.

Utilize uma ferramenta digital de qualidade pensada em seu negócio

Existem muitas contas digitais que se vendem como a melhor solução para qualquer tipo de negócio, e é aí que se deve tomar cuidado.

Contas digitais que possuem um foco são mais assertivos porque possuem soluções e facilidades para o tipo de negócio. No caso da logística e das empresas de transporte, a Tip Bank é especialista, oferecendo muito mais do que uma conta digital, seja para o profissional motorista ou para a equipe interna da empresa de transportes, como empresários, gestores e RH.

Confira alguns dos serviços TIP pensado especialmente no setor de transportes:

-> Emissão de documentos de frete e pedágio

-> Despesas em viagens paga com o cartão TIP

-> Gestão da frota em operação

-> Pagamento de vale pedágio

-> Entrega da carga no destinatário

-> Finalização do frete na rede credenciada

-> Documentos organizados e digitalizados

-> Relatório de gestão financeira e fretes

-> Agendamento do pagamento dos profissionais da frota

Esses são somente alguns pontos dos muitos que a Tip Bank pode ajudar na gestão da sua empresa de transportes. Então, nada de perder tempo, entre em contato que temos a solução certa para você.