Caminhoneiras do Brasil – Conquistas e desafios das profissionais da estrada

publicado em 8 de março de 2022
Caminhoneiras do Brasil – Conquistas e desafios das profissionais da estrada

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço na sociedade, principalmente nos postos de trabalho que antes eram dominados por homens.

Um exemplo são as caminhoneiras que, apesar de serem minoria, conquistam cada vez mais o espaço nas estradas.

O que leva as caminhoneiras do Brasil a escolherem a profissão?

Os motivos das mulheres escolherem ser caminhoneiras é bem diferente dos homens.

Uma delas é a questão da independência financeira. É indiscutível que as mulheres são tão competentes e fortes (física e emocionalmente) quanto homens para realizar o trabalho.

As caminhoneiras são o verdadeiro exemplo dessa força, com garra e coragem para enfrentar as estradas do Brasil e ajudar a rodar este setor, que é um dos mais importantes da economia do país.

Com a independência financeira, as mulheres ficam livres para seguirem seus sonhos e não ficarem presas em relacionamentos abusivos.

Outro fator é o protagonismo profissional. Com a diversidade nas estradas, mais mulheres na direção significa mais igualdade de gênero no setor e conquista de espaço. Todos só têm a ganhar com a diversidade nas estradas.

Porém o principal é a Liberdade! A mulher caminhoneira é dona de si, escolhendo quando e qual trabalho pegar. A profissão também garante flexibilidade de horário para que a mulher tenha total controle da sua jornada.

Quais são os principais desafios que as mulheres enfrentam nas estradas

Você já consegue imaginar um dos desafios, não é mesmo? Um deles é nada menos do que o preconceito.

Algumas pessoas já evoluíram sua visão, mas muitas ainda acreditam que a mulher é um perigo no volante, ou que não tem “força” para conduzir um caminhão.

É fácil provar como essas pessoas estão erradas, pois, conforme falamos no início, as mulheres tem conquistado cada vez mais postos de trabalho que antes eram executados somente por homens. O aumento de caminhoneiras é o verdadeiro exemplo que elas têm sim, força e responsabilidade para conduzir um caminhão.

Outra situação que as mulheres passam, assim como os homens, é a questão da segurança. No entanto, elas correm um perigo maior, já que pode ocorrer o assédio masculino, o que reforça ainda mais a importância do governo investir em segurança nas estradas.

Segurança é uma das preocupações que a TIP possui em relação aos profissionais, seja caminhoneiras ou caminhoneiros. Por isso damos um mundo de possibilidades pelo App e pelo cartão TIP, para que o profissional não precise carregar dinheiro vivo.

Os benefícios das mulheres se inserirem na profissão de caminhoneira

As mulheres, além de serem tão capazes quanto os homens, também tem provado serem eficientes.

Além de terem uma maior responsabilidade no trânsito, elas também são mais organizadas.

A prova desse fato está nos números, que mostram que infrações no trânsito são cometidas mais por homens (70%; Só em avanço no sinal amarelo eles representam 65%) quanto que os acidentes contabilizam por 71%.

Como podemos ver, as mulheres são tão capazes de rodar esse setor importante para o país quanto os homens. Então, quando ver uma mulher no volante, lembre-se de respeitá-la. Se você acha que tamanho ainda é documento, lembre-se que nas estradas, as caminhoneiras são muito maiores do que você.