Quando se fala em empresas do setor de transporte, não tem como não falar em CIOT.
Documento essencial para o funcionamento do setor, o CIOT entrou para resolver contratempos causados pela carta de frente ao profissional motorista. Além de resolver essas questões, ainda agilizou outras situações pertinentes à transportadoras.
Pegue carona na TIP que explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o que é o CIOT e como fazê-lo de forma gratuita.
O que é o CIOT?
Lembra da carta de frete que as empresas de transportes passavam para os profissionais? Muitas contratantes abusavam desta regra. Para combater esta forma muitas vezes injusta e ineficaz, foi criado o CIOT.
O Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT) é um código adquirido através do cadastramento na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e tem como funcionalidade a regularização do pagamento de frete para o prestador de serviços de transporte.
E o melhor é que o CIOT acabou trazendo benefícios para empresas de transporte também, já que as mesmas passaram a utilizar ferramentas digitais para gerir suas empresas, assim agilizando e facilitando diversas etapas do serviço.
O CIOT é gratuito?
Sim, o CIOT é gratuito, com zero taxas para se gerar o documento através do site TIP.
Minha empresa de transporte é obrigada a usar o CIOT?
Toda Empresa ou Pessoa física que contrata um Transportador Autônoma de Cargas (TAC) deve gerar o CIOT, ou empresas e cooperativas que possuem até 3 veículos em sua frota.
Quem deve gerar o CIOT?
O Contratante CNPJ/CPF que está contratando o motorista terceirizado ou que possui até 3 veículos, seja ela cooperativa (CTC) ou empresa (ETC).
Como faço para emitir o CIOT
É muito simples. Com a TIP, basta você acessar https://tipbank.com.br/ciot-gratuito/ que iremos ajudar você a se cadastrar no sistema.
Dentro dele, o gestor ou o empresário da empresa de transporte deverá preencher os campos com as informações:
- Nº do RNTRC
- Razão social/Nome
- CNPJ/CPF
- Endereço da Contratante
- Destinatário da Carga
- Dados do cartão do motorista e/ou proprietário do veículo
- Municípios de origem e de destino da carga;
- Forma de pagamento e tipo de efetivação;
- Natureza, quantidade e código harmonizado dos produtos transportados;
- Valor do frete com destaque ao tomador do serviço;
- Vale-pedágio;
- Valor dos impostos, taxas e contribuições previdenciárias incidentes;
- Dados do veículo (UF, placa e Renavam);
- Data de início e término da operação de transporte.
Quais as vantagens de se utilizar o CIOT
Contratante: Com o CIOT, a empresa tem o respaldo da legalidade do seu transporte, podendo comprovar sua operação de frete. Além de estar em conformidade com a lei, evita multas desnecessárias e pode documentar e organizar melhor suas operações de transporte.
Quando feito com uma empresa de soluções digitais com serviços específicos para o setor de transportes, como a Tip Bank, a empresa, além de emitir o CIOT de forma fácil, gratuita e com suporte, também conta com outras facilidades como agendamento de pagamento da frota e o cartão vale-pedágio, reduzindo ainda mais a burocracia para as operações.
Transportador: Além de poder comprovar sua renda, o motorista se beneficia por saber que a empresa contratante está seguindo as regras e pagando de forma justa os seus serviços.
O que você precisa fazer agora?
O setor logístico está cada vez mais prático devido ao digital, como a adesão do Rio Grande do Sul ao DT-e tem provado. E o CIOT é um exemplo de praticidade em relação a esse fato, sendo um documento que pode ser baixado e preenchido de forma online.
Agora que você já sabe que o CIOT é obrigatório, é só se cadastrar em nosso sistema para imprimir o documento de forma gratuita. E não deixe de conferir as outras facilidades que a Tip Bank possui especificamente para o setor de transportes.