Todo empresário e gestor que se preocupa com sua empresa de transportes sabe a importância de manter sua equipe profissional informada, investindo em cursos ou, no mínimo, ajudando no aprendizado dos colaboradores.
E isso inclui um dos profissionais mais importantes do setor (e uma das profissões mais importantes do Brasil): o caminhoneiro.
Por isso é importante fazer com que os principais conceitos de logística (principalmente aqueles aplicados diariamente dentro da empresa) como um conhecimento comum entre os colaboradores.
Com esse objetivo, separamos nesse artigo os principais conceitos logísticos para que o gestor fique sempre com os termos na ponta da língua e para que possa passar esse conhecimento para os demais profissionais da empresa, inclusive os caminhoneiros.
Conceitos de logística
Para facilitar a comunicação interna e fazer com que todos os colaboradores falem a mesma língua no ambiente profissional, assim evitando atrasos por desentendimentos ou falta de comunicação, aqui vão os termos mais usados:
Supply Chain
Termo relacionado a todos os processos logísticos de um produto. A palavra Supply Chain engloba tudo o que ocorre, em nível logístico, com o produto: desde a fabricação/coleta do objeto e transporte, até entrega ao cliente final.
É importante que todos, não só o caminhoneiro e o gestor, conheçam este termo.
Logística 4.0
Uma espécie de quarta revolução industrial, porém dentro do processo logístico, sua edição 4.0 indica o uso das últimas tendências do setor, que engloba tecnologias avançadas e interligação dos processos logísticos para uma cadeia mais eficiente e econômica.
E claro, como o objetivo é usar tecnologias avançadas para melhorar a comunicação de todo setor, é importante que todos os colaboradores conheçam o termo, inclusive caminhoneiros, que são a ponta de coleta e destino do produto para o cliente final.
Logística Integrada
Outro termo importante para o caminhoneiro conhecer, já que, em qualquer empresa com processe logístico (especialmente empresas de transporte) há processos interligados.
Toda cadeia logística faz parte de um complexo processo, e nem sempre uma ponta precisa se comunicar diretamente com a outra, se estiver dentro um sistema maior. Porém, interligar os setores com cada etapa do processo significa identificar problemas com antecedência e conseguir evitar situações incomodas.
Logística Reversa
Muito importante para os motoristas conhecerem, já que, se forem realizar a entrega final, é preciso saber se está entregando um produto final ou uma troca.
A Logística reversa é quando ocorre o recolhimento de um item (por defeito, insatisfação, entre outros motivos) e ela volta para a fábrica, ou para a loja. Esse é um processo delicado, e todos devem entender seu conceito, já que ocorre o atendimento na ponta.
Empresas que possuem uma logística reversa bem esquematizada costumam identificar problemas com antecedência assim mantendo um grau de satisfação alto com seus clientes. Para isso, é necessário que tanto o profissional do estoque quanto do transporte esteja a par do processo e, logicamente, do conceito.
Termos Gerais
Confira outros termos de comum uso:
- Logística de distribuição: Conjunto de atividades relacionadas a gestão da distribuição das mercadorias.
- Conferência de cargas: Funções de averiguação de carga/descarga que englobam distribuidoras, armazéns, atacadistas entre outras formas de armazenagem e entrega.
- Roteirização das entregas: Análise de rota e formas de entrega com o objetivo de reduzir custos sem perder o prazo de entregas.
- Modal: Tipo de transporte escolhido para realizar transporte de carga.
Você integra sua equipe e divulga o conhecimento para os seus colaboradores?
Um eficiente empresário/gestor de transportes sabe a importância de manter uma equipe unida e, principalmente, informada.
Só assim é possível ter uma comunicação eficiente para manter a empresa com seus processos logísticos saudáveis. Quando toda a equipe fala a mesma língua você colhe os seguintes benefícios:
- Evita/prevê eventuais atrasos nas entregas;
- Impede entraves no embarque/desembarque e erros na documentação de mercadorias;
- Escolhe rotas mais eficiente;
- Barra cobranças indevidas ou horas e serviços extras;
- Evita danos às mercadorias e remessas;
- Evita cobrança de impostos devido a erros no preenchimento de documentos e guias.
Agora que você já sobre a importância do conhecimento e os termos logísticos alcançar todos os profissionais da sua empresa, porque não compartilhar esse artigo com eles?
E lembre-se, para mais dicas e novidades sobre o setor de transportes e logística em geral, marque nosso Blog em seus favoritos do navegador.