Soluções digitais para a frota frente à lei do pagamento de frete

publicado em 17 de novembro de 2021
Soluções digitais para a frota frente à lei do pagamento de frete

Por ser de interesse público, os profissionais do transporte possuem destaque na quantidade de regulamentações que visam facilitar e garantir a sustentabilidade da categoria.

A Lei número 11.442/2007, também conhecida com a Lei do Pagamento de Frete, é uma das ferramentas da qual fortaleceu o combate às práticas abusivas. 

Mas como a nova regulamentação impacta a organização e a administração da sua frota?

Como o frotista pode garantir estar dentro das exigências da ANTT

Para garantir o pleno funcionamento da frota e ficar dentro da lei para evitar multas, a Lei de Pagamento de Frete tem, como um dos principais recursos, a exigência da transferência de valores do serviço por meio de crédito em contas bancárias ou outros meios (usualmente digitais), também regulamentados pela ANTT.

As contas digitais são o recurso ideal para garantir uma boa administração, organização salarial e transferências rápidas, além de oferecerem ótimas ferramentas de gestão de frota.

A TipBank é um ótimo exemplo de conta digital que possui, além das facilidades de pagamento do salário da frota, ferramentas de gestão específicas para o frotista. 

Com ela é possível: 

  • Emitir documentos de frete e pedágio
  • Ter cartão para despesas em viagem
  • Pagamento de Vale Pedágio via Tag ou Cartão
  • Finalizar o frete na rede credenciada
  • Digitalização e organização dos documentos de frete

Esses documentos vão desde a impressão do CIOT até a organização dos documentos de frete, um adicional que a TipBank também faz para os frotistas que utilizam seus serviços. 

O que esperar do futuro para as empresas de transporte?

As novas exigências da ANTT contribuem para um fortalecimento da segurança financeira para os transportadores. Para o frotista pode parecer algo burocrático, mas a nova regulamentação permitiu a digitalização e a entrada de meios eletrônicos como soluções das novas exigências, no final agilizando e facilitando esses e outros processos.

Como resultado, o setor de frotas tem aumentado a quantidade de caminhões, por isso é importante ficar à frente da concorrência. Só nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná tiveram um aumento de 3.506 novos caminhões entre maio e julho deste ano, segundo dados do Denatran.

Essas regulamentações da ANTT, em que transportadoras devem ser autorizadas pelo órgão, também é uma garantia para o próprio frotista. Isso ocorre porque a empresa deve garantir todos os estágios da operação de frete, que agora são visíveis, assim mantendo o empresário resguardado caso precise mostrar o motivo de determinada operação realizada.  

Para entender mais sobre como a conta digital (e um sistema pensado para as empresas que trabalham com o transporte) faz toda diferença, acesse TipBank.com.br