Dia de São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas.

publicado em 25 de julho de 2023
Dia de São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas.

No dia 25 de julho, é celebrado o Dia de São Cristóvão, santo padroeiro e protetor dos motoristas, caminhoneiros e demais transportadores.

Os fiéis, ao redor do Brasil, celebram a data realizando missas nas igrejas, procissões e diversas carreatas são registradas nas estradas pelo país.

Breve história de São Cristóvão

O nome verdadeiro de São Cristóvão era Réprobo. Ele era um homem forte, muito alto e de presença marcante. Guerreiro, lutou contra seus perseguidores após se converter ao Cristianismo e foi morto por isso.

Consagrou-se padroeiro dos viajantes após, segundo a história, ter dedicado sua vida ajudando ao próximo oferecendo seus ombros para fazer a travessia dos pobres, crianças e velhos pelas águas do rio que tinha nos arredores de onde residia.

Certo dia, durante ajuda a um menino que carregava a atravessava o rio, a trajetória foi cada vez mais dificultada, devido ao peso do garoto que ficava cada vez maior.

Ao chegar a outra margem do rio, exausto pelo esforço, ele ouviu do pequeno: “Eu sou Jesus e estais carregando nas costas o Redentor e os pecados do mundo”. Por isso, sua representação é a de um gigante, com vestes até os joelhos, carregando uma criança nas costas e apoiando-se em um cajado.

Padroeiro dos motoristas

A popularização de São Cristóvão como o padroeiro dos motoristas aconteceu no início do século XX, com a crescente utilização dos meios de transporte na sociedade. São Cristóvão, que até então era padroeiro dos turistas e dos viajantes, passou a ser protetor também dos motoristas.

Desde então, além da data do padroeiro, o Dia do Motorista também foi instituído em 25 de julho. Na referida data, paróquias e instituições realizam celebrações e homenagens pelo Brasil a fim de reforçar a importância da figura do motorista e também do padroeiro da classe.

Celebrações e carreatas

No Dia de São Cristóvão, os condutores – pelas estradas de todo o Brasil – realizam cortejos para saudar, pedir proteção e fazer as preces ao padroeiro.

Também é frequente a realização de missas e festas em homenagem ao santo. As igrejas lotam e os fiéis saem em “procissão” motorizada após a celebração religiosa.