Logística 4.0 – O diferencial para ficar à frente da concorrência

publicado em 22 de julho de 2022
Logística 4.0 – O diferencial para ficar à frente da concorrência

O termo Logística 4.0 está em circulação já faz um bom tempo no mercado, no entanto tem ganhado mais força nos últimos anos. 

Assim como a indústria, a logística também sofreu muitas alterações durante sua existência, com cada vez mais foco na união de tecnologias para melhorar a eficiência das empresas e com mais foco na satisfação do cliente.   

O que é a Logística 4.0

O conceito da logística 4.0 consiste na aplicação de novos recursos tecnológicos com o objetivo de otimizar os processos logísticos trazendo assim mais eficiência, velocidade e, principalmente, redução de custos.

Como mencionado anteriormente, sua existência é antiga, porém o conceito tem ganho cada vez mais força. Com o avanço da indústria 4.0 e o advento da indústria 5.0 e suas novas tecnologias, forçam transportadoras e empresas de frete em geral a acompanhar as inovações do mercado para se manterem competitivas. 

Acompanhe a evolução da logística ao longo dos anos:

  • Logística (entre 1900 e 1940): Focado na economia agrária e mercados
  • Logística 1.0 (entre 1940 e 1960): Focado no desempenho funcional
  • Logística 2.0 (entre 1960 e 1970): Integração de processos internos
  • Logística 3.0 (entre 1970 e 1980): Focado em eficiência e no cliente
  • Logística 4.0 (inicio: 1980 em diante)*: Focado em integração de processos e da tecnologia.

*Apesar de 1980 ter iniciado os conceitos da logística 4.0, o termo só seria usado a partir de 2011, na Alemanha. 

Desafios e inovações

O grande desafio para transformar a logística em uma atividade mais eficiente, implantando o conceito 4.0, é que ela requer investimento (da qual ainda existe resistência por parte de empresários e gestores) mas, principalmente, pela inserção da cultura tecnológica. 

Falamos em inserção da cultura tecnológica porque é necessária uma reeducação para todos os gestores e colaboradores envolvidos no processo de logística. Isso envolve o uso de aplicativos e sistemas digitais que muitos profissionais ainda são resistentes em aprender a utilizar. 

É interessante notar que o uso dessas tecnologias é muito mais fácil do que os modelos tradicionais. A resistência de sair da zona de conforto é normal e, após passar pelo rápido aprendizado, os benefícios são inúmeros.

Com a Tip, por exemplo, após o caminhoneiro vencer a barreira de querer aprender a usar o App (que é extremamente fácil), ele adquire muito mais segurança e controle do próprio dinheiro, podendo acompanhar as transações financeiras e entregar os produtos das empresas de transporte com mais eficiência e segurança. 

As tecnologias também ajudam muito as transportadoras. O App da TIP, por exemplo, organiza os documentos de frete além de fazer emissão de documentos de forma rápida e eficiente, tudo na palma da mão do gestor ou do empresário. 

As inovações são inúmeras e ter um App que vai além da conta digital, sendo uma verdadeira solução para empresas de transporte (como no caso da TIP), traz mais eficácia para as empresas e na entrega de sua cadeia de suprimentos. 

Os benefícios do modelo 4.0

A união das tecnologias somadas a boa gestão traz inúmeras vantagens para as transportadoras e empresas de frete em geral, mantendo-as competitivas no mercado e trazendo um grande diferencial para seus clientes. 

Confira as principais vantagens abaixo 

  • Melhora o nível de serviço
  • Maior qualidade de entrega
  • Aumenta a capacidade de entrega
  • Aumenta a confiança e a satisfação de entrega
  • Flexibiliza as formas de frete
  • Reduz e facilita a resolução de problemas relacionados à entrega

A indústria tem sofrido diversas mudanças em prol de seu próprio benefício, e ela está atrelada diretamente à evolução da logística. Não é em vão que tem surgido muitos especialistas e documentos em pdf e ptt com o objetivo de elucidar essas questões.

Logística 4.0 no Brasil

O Brasil tem tido uma boa evolução nos setores empresariais, principalmente quando se trata de automação, que também faz parte do processo logístico bem como nas tecnologias mencionadas acima. Segundo uma publicação recente da Exame, baseada na pesquisa da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da GfK, o nível de automação nas empresas brasileiras aumentou, de 2018 para 2019, em 4%.

No entanto, apesar dessa evolução, o Brasil ainda se encontra muito atrás quando comparada aos países desenvolvidos. O atraso ficou ainda mais evidente com os problemas de logísticas no consumo digital, que teve um grande aumento ocasionado pela pandemia do Covid-19. 

Esse fato, porém, surge como uma vantagem para os empresários e gestores que querem fazer a empresa sair à frente da concorrência. A logística 4.0 foca, especialmente, em ser um diferencial que o negócio pode oferecer a seus clientes. 

Em curtas palavras, a logística 4.0 é um diferencial que pode fazer a empresa de transportes e frete de produtos ter um salto verdadeiramente real em relação a concorrência.

Sua empresa de transportes está atualizada?

A Tip Bank está por dentro das últimas novidades da logística 4.0, sempre participando de eventos importantes, como a Intermodal, para melhorar nossos serviços.

Se você trabalha com gestão de transportes ou é empresário deste ramo, confira nossos serviços. Eles vão além da conta digital, somo focados no setor de transportes, englobando toda cadeia operacional, com soluções que vão do caminhoneiro, ao gestor de transportes.