Maio Amarelo – Dicas de conscientização para caminhoneiros e empresas

publicado em 3 de maio de 2022
Maio Amarelo – Dicas de conscientização para caminhoneiros e empresas

O Maio Amarelo é mais do que um mês de conscientização no trânsito, é uma oportunidade para empresas, embarcadores e gestores de transporte conscientizarem os motoristas da sua frota de veículos, especialmente caminhões.

Seja no ambiente urbano ou nas estradas, pequenas atitudes e dicas podem salvar vidas, e criar programas de conscientização todo ano podem economizar dinheiro com os veículos mas, principalmente, ajudar na preservação de vidas.

Conscientização é dever tanto do caminhoneiro quanto da empresa de transportes

Apesar do Maio Amarelo estar concentrado nos profissionais que vivem a estrada, os gestores e as empresas de transportes também possuem responsabilidades para a preservação da vida no trânsito.

Um perfeito exemplo é em relação aos prazos de entrega e a quantidade do produto a ser carregado nos caminhões.

Exigir que motoristas cheguem antes do prazo incentiva o “correr a qualquer custo”, criando um verdadeiro risco nas estradas. Porém, mais perigoso ainda, é querer colocar carga acima do limite máximo suportado pelo caminhão. Isso pode comprometer os freios e estabilidade do caminhão.

Lembre-se que a vida dos motoristas da sua frota é mais valiosa do que qualquer carga.

Direção defensiva salvam vidas

Para nossos amigos motoristas, separamos rápidas dicas nessa campanha do Maio Amarelo que podem salvar vidas:

  • Utilize farol alto para iluminar a estrada para identificar placas e entrada de trevos, porém somente quando não tiver veículos vindos na direção oposta.
  • Ultrapasse somente em lugar permitido. Os acidentes mais graves ocorrem por ultrapassagem indevida
  • Evite as famosas “pescadas” na direção e consequentemente acidentes descansando bem e fazendo paradas periódicas quando necessário

Alimentação saudável também ajuda na direção

Existem outros fatores que ajudam na direção defensiva, entre eles a boa alimentação, que mantém as habilidades do motorista em sua melhor forma.

Uma dieta balanceada, além de melhorar a coordenação motora do motorista, reduz a fadiga, diminuiu o sono e aumenta a velocidade de raciocínio, muito importante se for necessário realizar uma manobra evasiva quando ocorrerem situações de risco.

Confira abaixo algumas dicas de boa alimentação para você fazer uma viagem segura e saudável:

  • Prefira comidas assadas, e não fritas, quando for consumir carnes, batatas, etc…
  • Sempre tenha legumes no seu prato, de preferência com as cores mais variadas possíveis, para absorver todas as vitaminas, minerais e fibras possíveis.
  • Beba muita água. Hidratação, principalmente em longas viagens, é muito importante.

Cuidado com sua segurança pessoal

Outra dica importante para manter uma boa segurança na estrada, dessa vez pessoal, é nunca carregar dinheiro vivo, assim protegendo a parte financeira quando ocorrer de perder a carteira ou caso o motorista passe por um assalto.

Com o app da TIP Bank, é possível cancelar e solicitar um novo cartão sem burocracia, evitando dores de cabeça.

Lembre-se sempre de, quando for parar para descansar, optar em parar em postos de combustível, próximo à polícia rodoviária, restaurante e hotéis. E, principalmente, ao sair do caminhão, ligue o alarme e não deixe objetos de valor visíveis.

Campanha Maio Amarelo 2022 – TIP

Para os gestores e empresários de transporte, a TIP fez um infográfico em tamanho A4 para fácil impressão para que você possa distribuir para os motoristas da sua empresa. É só clicar abaixo para baixar ou imprimir diretamente no PDF:

Fazer Download

E lembre-se: Respeito na estrada é ter respeito à vida!