Novembro Azul – Saúde do caminhoneiro e o combate ao câncer de próstata

publicado em 16 de novembro de 2022
Novembro Azul – Saúde do caminhoneiro e o combate ao câncer de próstata

Precisamos falar de um assunto muito importante que tem relação com a saúde dos profissionais homens da sua empresa de transporte: o câncer de próstata.

No Novembro Azul, criamos um informativo de saúde para impressão no final deste artigo, para que você possa distribuir para seus profissionais, especialmente caminhoneiros, já que, segundo estudos realizados no Estados Unidos, podem ter mais chances de contrair a doença devido às vibrações constantes do corpo inteiro enquanto dirige o caminhão.

Outro detalhe é que, segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte), afirma que, em publicação de 2017, somente 0,8% dos motoristas buscavam por um médico urologista, responsável em detectar essa grave doença.

Como se prevenir

Prevenir o câncer de próstata requer atividades diárias que já são realizadas pelo profissional de transporte no dia a dia, como fazer as paradas necessárias de descanso e se alimentar.

A dificuldade reside em manter essa rotina de forma saudável mudando alguns hábitos:

Alimentação

As principais refeições, como o almoço e janta, são necessárias durante as atividades nas estradas, no entanto aqui é necessário mudar o cardápio. Não estamos falando em tirar a carne do prato, mas sim diminuir a quantidade de gordura e rechear com mais verduras e legumes.

Nas paradas intermitentes, ou nos lanches dentro do caminhão, prefira frutas, ao invés de snacks rápidos, como chips ou salgados gordurosos.

E não devemos esquecer da água! Se manter hidratado sempre.

Atividades físicas

Descer do caminhão para abastecer, lavar o companheiro de estrada ou parar para descansar, são oportunidades perfeitas para realizar exercícios físicos.

Manter a postura correta durante horas de viagem não é fácil, por isso os exercícios se fazem necessários. As atividades físicas não precisam ser exageradas ou pesadas, podendo se limitar a alongamentos diários, que fazem toda diferença para a saúde do caminhoneiro.

E o melhor de tudo é que o profissional do transporte pode utilizar os próprios acessórios do caminhão para realizar esses alongamentos. Para ajudá-lo a como fazer os alongamentos, confira o vídeo do CONEF, colégio vinculado ao MEC que visa orientar a população em diversas áreas: Vídeo: Alongamentos para o profissional de transporte

Evite o tabagismo e reduza o consumo de álcool

Nós, brasileiros, amamos uma cervejinha, e já temos consciência que, ao dirigir, não podemos beber, com o objetivo de evitar acidentes e a perca de vidas humanas.

Porém, ao ter um tempinho com a família e os amigos, busque sempre não exagerar na bebida, assim tendo mais chances de não contrair o câncer de próstata.

Parar de fumar é outra prevenção que ajuda a combater a contração dessa perigosa doença.

Sintomas do Câncer de Próstata e quando começar a fazer os exames

Exames periódicos com um médico é necessário todo ano, até mesmo sendo recomendado a cada 6 meses.

Devido ao preconceito, muitos caminhoneiros não realizam o exame de próstata, mas poucos sabem que antes do exame invasivo, é possível realizar o PSA, um teste sanguíneo para detectar se é realmente necessário realizar a biópsia de próstata.

O PSA ajuda a diferenciar se estamos na presença de uma situação de aumento benigno da próstata ou de cancro. Se houver uma suspeita da presença de cancro, deve ser realizada um exame da próstata.

Há formas, no entanto, de ligar o sinal de alerta para realizar o exame de próstata o quanto antes e evitar essa doença perigosa:

Fase Inicial

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata não apresenta sinais perceptíveis, mas há casos e formas de identificar com antecedência.

  • Problemas ao urinar (dor, ardência, urgência para ir ao banheiro);
  • Sangue na urina;
  • Continuar com vontade de mijar, mesmo após a ida ao banheiro;
  • Demora para liberar a urina.

Mas não se desespere! Esses são sinais para realizar uma consulta médica, não necessariamente que seja câncer de próstata.

Fase Avançada

Nesta fase, os sintomas da fase inicial se tornam mais proeminentes, e surgem outros sintomas. Aqui o sinal de alerta deve estar ligado para buscar uma opinião médica o mais rápido possível.

  • Falta de apetite
  • Incomodo na área dos testículos
  • Perda não natural de peso
  • Sensação de fraqueza/dormência da cintura para baixo
  • Impotência sexual
  • Dificuldade para segurar urina e fezes

É necessário tomar cuidado porque, em casos ainda mais elevados, o profissional pode sentir dores nos ossos, pernas, quadris e costas, além de infecção generalizada e problemas no rim.

Insira a cultura do Novembro Azul dentro da sua empresa de transportes

Para ajudá-lo a conscientizar os colaboradores da sua empresa de transporte, realizamos esse PDF de uma folha para você imprimir e distribuir para os seus motoristas. Novembro Azul